A Igreja sem Maquiagem

A Igreja sem Maquiagem

Porque sempre que dois ou três estiverem reunidos em meu
nome, ali eu estou com eles!” JESUS, S. Mateus 18:20
(A Bíblia Viva, 2011)
“Muita gente pensa que igreja é um prédio velho com um
monte de vitrais e bancos compridos de madeira.
Mas acontece que chamar uma igreja de
prédio é como chamar um Seguidor de Jesus de caibro.”
(Don Everts)

Nossa EB – Escola Bíblica, está proporcionando a oportunidade de eliminarmos a distorção entre o que realmente significa igreja, através do estudo de Atos 2:41-47. O livro texto está sendo os SINAIS DE UMA IGREJA VIVA, de J. Stott.

Ainda é comum nos referirmos a prédios imponentes ou simples, próprios ou alugados de igreja. Acontece que nenhum deles é uma igreja, porque a igreja nunca foi um prédio (Mc 3:13-19,20a). Igreja pode também ser definida como “os Seguidores de Jesus”. Ela não surgiu sem um propósito. Não é mero acidente… não é uma ocorrência. Igreja é um projeto de Deus. Nunca foi plano de Jesus que seus discípulos estivessem sozinhos. Ele mesmo disse “onde estiverem dois ou mais reunidos em meu nome, estarei ali com eles”. Igreja, segundo Jesus, é “discípulos seguindo juntos”.

Igreja é quando pessoas atravessam a fronteira da religiosidade e se tornam Seguidoras de Jesus por crerem nos evangelho (At 2:33). Igreja é quando no contexto do Reino de Deus as pessoas dedicam-se uns aos outros, às palavras dos apóstolos, à oração e a comer juntas as refeições. Igreja é quando pessoas têm senso de comunidade e são agradecidos a Deus diariamente, além de nunca acharem que fazem parte de uma sociedade “secreta”. Ao contrário, falam da grandeza do Filho de Deus que lhes acrescenta dia a dia outros que creem.

Segundo Jesus igreja é formada por seres humanos que se amam mutuamente. Portanto, estar com os outros é tão central em tudo, que ele não ofereceu nenhuma religião particular, individualista. Não. Jesus juntou um Reino de pessoas. Na igreja você experimenta a contrição e arrependimento, fala com Deus, é chamado de Tesouro Amado, ama e serve aos outros como fez Jesus, obedece ao Rei… Tudo deve ser feito com e para os outros. Esse modelo é insistência de Jesus!

Igreja é família. Família de Deus. Quando as pessoas atendem ao “segue-me” de Jesus desistem de “caminhar” sozinhas. Esses Seguidores de Jesus começam a chamar-se de irmão, irmã, mãe, pai… (Mc 3:31-35). Por isso, igreja é tanto um Reino quanto uma família de Seguidores de Jesus.

Igreja é um monte de gente. Gente, que vivendo em apuros, precisa da ajuda e cooperação uns dos outros (Jo 21:15-17). Na igreja, pessoas que não são perfeitas são estimuladas a levarem outras “à perfeição”, a cuidarem-se, a alimentarem-se. Todas as pessoas são ovelhas. Ovelhas que cuidam de ovelhas porque são Seguidoras de Jesus. Igreja são pessoas que se ajudam a seguir Jesus.

Igreja só há uma. É a família de Deus. Ela é enorme. As pessoas dessa família abrigam-se nos diversos prédios contra fenômenos climáticos, apenas. Cada Seguidor de Jesus considera todos os outros Seguidores de Jesus irmãos e irmãs. Como membros dessa família, mantemos nossas individualidades, somos pluralizados, mas estamos todos nos braços do Pai, não importa onde vivamos ou em que época vivamos.

Então, prédios velhos com bancos desconfortáveis e altares sem fim é igreja? Não. Igreja é uma imensa nação! Uma família mundial de seguidores devotados de todas as eras, todas as raças, todos os países imagináveis! É a família de Seguidores de Jesus!

VOCÊ já faz parte dela?
(Esta mensagem foi baseada livro JESUS DE PÉS SUJOS (ABU, 2004), de Don Everts, pp. 71-80

Fraternalmente em Jesus Cristo, Nosso Senhor!
Pr. Nino