A importância da Escola Bíblica 2

A importância da Escola Bíblica

A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos. Como afirmou o teólogo John Macarthur: “A única maneira de se encher dos pensamentos de Cristo é encher-se do livro que fala a respeito Dele”.

No processo de preparo para formação do caráter cristão, a Escola Bíblica ocupa uma função importantíssima, eu diria chave. Um dos grandes desafios da igreja do século 21 é a falta de informação bíblica com solidez e qualidade. É irônico que num tempo de tantas facilidades e recursos tecnológicos e de tantas versões, exista uma crescente ignorância bíblica no seio do povo de Deus.

Mesmo sendo uma instituição moderna, a escola bíblica tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando o povo (Ne 8:1-9).

O ensino na Escola Bíblica é ministrado com o intuito de alcançar resultados práticos:

1. Promover ensino de qualidade para os novos convertidos;

2. Promover crescimento e desenvolvimento espiritual dos cristãos;

3. Ajudar no tratamento do caráter e no desenvolvimento da fé dos santos;

4. Preparar e despertar vocacionados para a seara do Senhor.

Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, que se trate de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Mais de que qualquer época, é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12:1), bem como nos preparar para responder a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós (I Pe 3:15).

Na Escola Bíblica aprendemos a viver e agir como discípulos, como quem apreende a consciência de ser enviado ao mundo como o seu Mestre. Na escola Bíblica assentamo-nos para ouvir sobre o Reino, o amor do Pai, as bem-aventuranças, a prática da justiça e etc.

Sem uma igreja bem treinada, com uma fé inteligente e articulada; sem um povo com bases bíblicas sólidas e bem identificadas; sem uma adoração racional, vibrante e sem uma profunda identificação como discípulos de Jesus, nem o avivamento e nem a evangelização serão possíveis.

Graças sejam dadas a Deus pela Escola Bíblica. Valorizemos, pois, esta maravilhosa “escola de vida”.

“Você jamais poderá ter uma mente cristã sem ler as Escrituras com regularidade, pois você não pode ser influenciado por aquilo que você não conhece”. (R. Kenth Roughes)

Gilson Nascimento
(Guardião da Educação Cristã IEBJP)

%d blogueiros gostam disto: