IEBJP

INFORMAÇÕES SOBRE A EBD DA IEB

PROPÓSITO Ensinar a Palavra de Deus auxiliando no desenvolvimento da Maturidade Cristã tendo em vista a edificação do corpo de Cristo.

LÍDER: Maria do Socorro Arruda Diniz Pires

EMAIL: escolabiblicaieb@gmail.com

HORÁRIO: A Escola Bíblica é realizada aos domingos a partir de 10h.

HISTÓRICO

A Educação Bíblica sempre fez parte da história da Denominação Batista como instrumento de ensino e exortação. De acordo com AZEVEDO (1988), logo após a abertura dos cultos públicos no Rio de Janeiro, já começaram uma Escola Dominical no final do século XIX.

De acordo com a publicação de O Jornal Batista, Edição 17 de 26de abril de 2015, a Convenção Batista Brasileira, no começo do século XX, criou a Junta de Escolas Bíblicas Dominicais que apoiava esse trabalho educacional. Mais tarde surgiu a Junta de Educação Religiosa para orientação dessa área.

Essa paixão dos Batistas pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas em todo Brasil, por intermédio, principalmente, da EBD.

A Escola Bíblica da Igreja Evangélica Batista de João Pessoa tem momentos muito importantes na sua história, além, é claro, de sua relevância natural para a edificação do corpo de Cristo. O primeiro momento foi até 2002, quando a Escola utilizava o currículo tradicional da JUERP (editora da denominação batista) e havia a divisão em todos os níveis por faixa etária. A partir de 2002, a igreja vivenciou uma verdadeira revolução estrutural na Escola Bíblica com a adoção do “Ano Zero”. O currículo foi reformulado completamente e toda a igreja passou a estudar salas básicas, temáticas e avançadas, bem como cursos de capacitação. O terceiro momento iniciou-se em 2007 com discussões sobre um novo currículo e a implantação de estudos essencialmente bíblicos. Nesse sentido, a igreja foi impactada com o estudo do livro do Apocalipse num período de quase um ano. Em seguida, estudou-se o Sermão do Monte. A partir de 2009, o novo currículo de 4 anos entrou definitivamente em vigor. A igreja foi encorajada a estudar sistematicamente livros do Antigo e do Novo Testamento. Em 2011 começou um outro momento que até os dias de hoje, 2018, está sendo vivenciado conforme apresentamos a seguir:

DIVISÃO DAS SALAS E ASSUNTOS ESTUDADOS

As salas estão divididas por três eixos e por faixa etária:

EIXO ESTRUTURALEIXO FAIXA ETÁRIA
Adolescentes
Classes Básicas
Circuito/Bloco temático
Adolescentes I
Adolescentes II
Jovens
Adultos
Idosos

CURRÍCULO DOS ADOLESCENTES

Os adolescentes são atendidos na divisão de faixa etária que denominamos Adolescentes I, de 11 a 14 anos, e Adolescentes II, de 15 a 18 anos.

O currículo atende a eixos temáticos bienais. Esses eixos são aportados em temas que direcionam os estudos aplicados nas classes.

CURRÍCULO DAS CLASSES BÁSICAS

  • Estes são os passos que são obrigatórios seguir quando se matricula na Escola Bíblica, tanto para novos convertidos, como para “crentes mais antigos”.

Classe Celebrando o Recomeço – Atende pessoas novas convertidas.

Classe Básica Juntos Somos Melhores – Atende membros da IEB que não participaram das Classes Básicas  na EBD e recém batizados ou pessoas vindas de outras denominações.

Classe Básica Juntos Somos mais Fortes – Atende pessoas que cursaram no mínimo, 75%  da  Classe Básica Juntos Somos Melhores.

Classe Básica Juntos e mais Unidos – Atende pessoas que cursaram, no mínimo, 75%  da  Classe Básica Juntos Somos mais Fortes.

CURRÍCULO DO CIRCUITO/BLOCO TEMÁTICO

As classes para o Circuito atendem separadamente, por faixa etária, Jovens, Adultos e Idosos, na quantidade quanto haja de demanda para cada faixa etária. Em média, uma classe de jovens, quatro classes de adultos e uma classe de idosos.  O currículo atende a eixos temáticos bienais. Esses eixos são aportados, em geral, em três temas anuais que direcionam os estudos aplicados nas classes.

No biênio 2018/2019, os eixos temáticos são: Serviço, Comunhão e Adoração.

Os Professores da Escola Bíblica:

ClassesProfessores
Celebrando o RecomeçoPR. FLAVIO E JOÃO HOLANDA
Juntos Somos MelhoresPR. MARCELO E GIRLENE
Juntos Somos Mais FortesROMULO E JAIR
Juntos e Mais UnidosJOSINALDO E DANIEL VAZ
Adolescentes 1ÍTALO E YSRAEL
Adolescentes 2REBECA, ISAC E LARISSA
JovensPR NINO, RUTH E HIGOR
Circuito 1PR ESTEVES,  DÉBORA, OTONIEL E GILSON
Circuito 2CARLOS E NOEME
Circuito 3CLAUDIANE AGUIAR E CLAUDIA
Circuito 4CARMELO, CHICO, JOÃO ALBERTO E MARCONE
Realização /idososMARLUCIA E ISAURA

REFERÊNCIA

AZEVEDO, Israel Belo (org.). Coluna e Firmeza da Verdade: história da PIBRJ. Rio de Janeiro: PIBRJ, 1988; O Jornal Batista.

Para matricular-se favor enviar seus dados de contato:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: