arrow_drop_down
Pastoral: A Idolatria e seus males

Pastoral: A Idolatria e seus males

A idolatria é um pecado que o povo de Deus, através da história, cometia repetidamente. O primeiro caso registrado em que Israel envolveu-se com idolatria foi na adoração do bezerro de ouro, quando Moisés estava no monte Sinai (Êx. 32.1-6), e um dos reis que mais se destacou por causa da sua idolatria foi Acabe, esposo de Jezabel. Só depois do exílio, cessou o culto idólatra.


I. O FASCÍNIO DA IDOLATRIA. Por que tão fascinante? (1) As nações pagãs ao redor de Israel criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus: “quanto mais deuses, melhor”. (2) Os deuses pagãos não requeriam a mesma obediência do Deus de Israel. (3) Para cada situação específica havia uma entidade. 


II. A NATUREZA REAL DA IDOLATRIA. (1) A Bíblia diz que o ídolo em si nada é. Mero pedaço de madeira ou pedra, esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem; (2) Por trás de toda idolatria, há demônios, seres sobrenaturais controlados pelo diabo (Deut 32:17/Sl 106:36-37); (3) A correlação entre a idolatria e os demônios se vê entre práticas pagãs e magia negra, leitura da sorte, feitiçaria, bruxaria, e coisas afins. (4) O NT fala que a avareza é uma forma de idolatria (Col. 3:5). Embora não adorem ídolos de madeira/pedra, adoram demônios da cobiça e de desejos maus; são idólatras pois amam ao dinheiro e bens, e não conseguem amar a Deus nem ajudar o próximo. (5) Quando dedicamos nosso amor a outra coisa ou ser que não seja Deus: emprego, curso ou pessoa, tudo que tome o centro de nossa vida torna-se um ídolo (I João 5:21). Alguns cristãos acham que não são idólatras, mas estão tão apegados a umas coisas que são incapazes de renunciar por amor ao Senhor.                       

III. DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA. Pode ocorrer dentro da igreja, quando acreditamos que se pode servir a Deus, desfrutar da salvação e bênçãos divinas, e também ter as práticas imorais e ímpias do mundo. Quem pratica qualquer forma de idolatria não herdará o reino (1Co 6.9,10). Deus nos livre da idolatria!