arrow_drop_down
Pastoral: Tomem e Comam; isto é o meu corpo...

Pastoral: Tomem e Comam; isto é o meu corpo...

Mateus 26:26-30

(26) Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, e, abençoando-o, o partiu e deu aos discípulos, dizendo: — Tomem, comam; isto é o meu corpo.

(27) A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: — Bebam todos dele; (28) porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

(29) E digo a vocês que, desta hora em diante, nunca mais beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que beberei com vocês o vinho novo, no Reino de meu Pai.

(30) E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.


A ceia pascal foi ressignificada por Jesus. Através dessa ação ritual carregada de uma maravilhosa beleza simbólica, com o real testemunho dos nossos sentidos, Deus nos comunica vida espiritual e fortalece a nossa fé. Certamente é uma celebração de alegria e força para nossas almas.

A cada momento, somos instigados a nos lembrar de cada passo da maravilhosa salvação em Cristo Jesus - desde o anúncio de Seu nascimento até a efetivação de Sua morte.

É surpreendente e impactante a dinâmica psicológica e espiritual deste ritual de passagem, como enfrentado por Jesus e como ensinado por Ele.

É impactante, até hoje, quando lemos - "Tomem, comam; isto é o meu corpo".

É o Deus eterno que encarnou; é o Deus encarnado em intimidade visceral com seus discípulos. 

É promessa cumprida; é profecia consolidada. 

É aliança, nova aliança.

É esperança, fé e amor; é a concretude da salvação.

É Deus conosco, sempre. É Ceia do Senhor!


Pr Haydene Cassé