arrow_drop_down
Pastoral: O batismo e a ceia

Pastoral: O batismo e a ceia

O batismo e a ceia - ordenanças do Senhor


A igreja cristã tem duas práticas muito importantes que são o batismo e a Ceia do Senhor. Nós as chamamos de ORDENANÇAS e não de Sacramentos, porque na teologia católica o sacramento é um meio de graça.

Segundo o Dicionário Aurélio Sacramento significa. 1. Ant.  Juramento. 2. Sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para distribuição da salvação divina àqueles que, recebendo-o, fazem uma profissão de fé. [São sete: o batismo, a confirmação ou crisma, a eucaristia, a penitência ou confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção.] 3. Qualquer sinal sagrado na medida em que significa a salvação oferecida por Cristo. 

Entendemos, pela Palavra de Deus, que o batismo e a Ceia não são meios de graça, mas símbolos da operação de Deus. O único meio de graça que Deus providenciou para a nossa salvação é morte de Jesus Cristo na cruz. A nossa fé nesse meio gera a salvação.


SÃO SÍMBOLOS MEMORIAIS

A - O Batismo – É símbolo de morte e vida – Romanos 6:3-4. A morte e ressurreição de Cristo. A nossa morte e ressurreição espiritual – passamos da morte para a vida- 

B – A Ceia - Representa o corpo de Cristo que foi morto por nós. O seu corpo não é o pão da vida, mas Ele mesmo e a sua Palavra –João 6:47-51


SÃO SINAIS

A)  O Batismo – da iniciação dos salvos – Marcos 16:16

B) A Ceia – da comunhão dos salvos – Atos 2:46; I Coríntios 11:27-29 

Se você é salvo por Jesus, mas ainda não foi batizado, precisa fazê-lo em obediência ao Senhor. Procure o pastor de sua igreja. Se ainda não se converteu a Jesus, não adianta ser batizado, pois o batismo não salva. Abra o seu coração e convide Jesus para entrar nele. Depois, então, seja batizado e participe da Ceia do Senhor.


Pr Tomaz Munguba