NOVENTA E CINCO ANOS

NOVENTA E CINCO ANOS

Olhando para trás podemos dizer com convicção: “Grandes coisas fez o senhor por nós e por isto estamos alegres”.

A geração atual desta igreja, a nossa geração, recebeu um legado que é precioso e desafiador. Precioso porque esta é uma igreja que tem sido fiel á Palavra de Deus. Os pastores e líderes do passado não deixaram que ventos de doutrina a desviassem do caminho ou que pudessem trazer divisão ao corpo. O nosso desafio é preservarmos esse legado.

Enfrentamos hoje algumas estratégias que o inimigo de nossas almas e da igreja arma para tentar nos enfraquecer, dentro do contexto do que prega a pós-modernidade: relativizar os valores da palavra de Deus sejam morais, espirituais ou doutrinários. As práticas não saudáveis do mundo aos poucos vão tentando se infiltrar na igreja e, de certa maneira, tem conseguido, usando o velho argumento: “todo mundo faz” ou “não tem nada de mais”. Além disso, há a tentativa de enfraquecer a fé através dos desvios doutrinários ou teológicos. Se, porem, chegamos aos 95 anos é porque temos sido fiéis ao Senhor, preservando o legado que recebemos.

Não existe nenhuma denominação, ou religião que não tenha seu corpo de doutrinas, pois é isto que a identifica e determina em que crêem. Nós da IEB adotamos a Declaração Doutrinária das Igrejas Batistas do Brasil, filiadas à Convenção Batista Brasileira. Reafirmamos algumas de nossas crenças.
Cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança, mas por causa do pecado perdeu sua comunhão com Deus e se tornou pecador condenado à morte eterna. Gen. 1:26-31; ROM. 5:12-19.

Cremos que a Salvação do homem é uma dádiva eterna concedida pela graça de Deus quando ele deposita a sua fé na pessoa de Jesus Cristo, que morreu na cruz por nós. Ela implica em regeneração, Justificação, santificação e glorificação. Efe. 2:8-9; ROM. 8:29-30.

Cremos no batismo só de salvos e por imersão. Mat. 28:19-20. Cremos Trindade. Mar. 1:9-11; II Cor. 13:13.

Cremos na existência de dois destinos finais após a morte – céu e inferno. Lucas 6:19-31.

Cremos que a igreja é formada por pessoas salvas, regeneradas e batizadas por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, as quais se reúnem para adorar a Deus, cultivar a comunhão, aprender a Palavra de Deus, proclamar o evangelho e servir ao próximo. Que tem a Bíblia como regra de fé e prática. Que são autônomas e tem o governo democrático. Mat. 16:18; Gal. 1:1-2.

Cremos que o batismo e a Ceia do Senhor são ordenanças simbólicas estabelecidas por Jesus Cristo. I Cor. 11:23-25.

Cremos que quando o homem se converte é salvo, tem seus pecados perdoados e é batizado no Espírito Santo. Que, no entanto, necessita de uma experiência mais profunda com Deus chamada enchimento do Espírito Santo. João 5:24; I Cor. I Cor. 12:13.

Qual a sua identidade? Voce crê em tudo que ouve ou, como os bereanos (At. 17:11), compara com a Palavra e com o que recebeu dos seus pastores? Temos que ter identidade doutrinária para não sermos levados por todo vento de doutrina ou por ondas teológicas que fazem muito barulho, mas passam.

Parabéns igreja.
No amor de Cristo
Pr. Tomaz Munguba