O que é o Evangelho

O que é o Evangelho

Há duas formas básicas de responder esta pergunta. Uma delas é apresentar as boas-novas de como podemos ser aceitos por Deus. Ou seja, ajuda-nos a responder à pergunta: “O que eu preciso fazer para ser salvo?”. A segunda forma é oferecer as boas-novas bíblicas daquilo que Deus realizará plenamente na História, por meio da salvação em Jesus. Isso serve para entender a pergunta: “Existe esperança para o mundo?”

Se entendermos a pergunta da primeira forma, mais individualizada, explicamos como o ser humano pecador pode se reconciliar com um Deus santo e como sua vida pode ser mudada em consequência disso. É uma mensagem relacionada a pessoas. A resposta pode ser esboçada da seguinte maneira: Quem é Deus, o que é pecado, quem é Cristo e o que Ele fez, o que é fé. Ou seja, de forma temática.

Se entendermos a pergunta da segunda forma, perguntando tudo o que Deus realizará na História, explicamos de onde surgiu o mundo, o que deu errado, com ele e como poderá ser restaurado. Essa é uma mensagem sobre o mundo. A resposta pode ser esboçada da seguinte maneira: Criação, Queda, Redenção e Restauração. Aqui temos então capítulos de um enredo, de uma história, a História da Salvação. Ou seja, o evangelho nos apresenta o plano de como o homem pode restaurar seu relacionamento com Deus e como podemos nos tornar parte deste plano.

A grande narrativa bíblica da redenção cósmica é um alicerce decisivo para levar qualquer pessoa a restaurar seu relacionamento com Deus. Precisamos então fundir as duas respostas à pergunta: “O que é o evangelho?”, para que as verdades do evangelho sejam apresentadas numa história com capítulos e não simplesmente mostradas como um conjunto de temas. A abordagem negativa levanta as questões, e a abordagem temática supre as respostas. Como apresentaríamos o evangelho a alguém dessa maneira? Veja o esboço.

Capítulos Narrativa do Evangelho Verdades do Evangelho:

Capítulo 01-De onde viemos? De Deus: Aquele que é o Único, mas se relaciona conosco (Jo 1.1-4; Jo 17.20-24).

Capítulo 02-Por que as coisas deram errado? Por causa do pecado: escravidão e condenação (Rm 3.23; 6.15-18 e 23).

Capítulo 03-O que restaurará as coisas? Cristo: encarnação, substituição e restauração (jo 1.14; Hb 4.15; Rm 8.19-21).

Capítulo 04-Como posso ser restaurado? Por meio da Fé: Graça e Verdade (Rm 8.1; Jo 1.12,13; Ap 3.20). O evangelho é, antes de tudo, “a proclamação de um arauto”. É uma boa notícia que gera uma vida de amor, mas a vida de amor não é o evangelho.

O evangelho não é tudo que o que cremos, fazemos ou dizemos. O evangelho tem de ser primeiramente entendido como boa notícia, e a notícia é menos sobre o que temos de fazer e mais sobre o que foi feito. O evangelho é acima de tudo um relato sobre a obra de Cristo a nosso favor – salvação conquistada para nós. Por essa razão, ele é o Evangelho da Graça.

 

Adaptado por Pr Josué Peixoto

Da Obra: Igreja Centrada, de Timothy Keller

Obs.: Segue Boletim: