IEBJP

Conselho Pastoral

Tomaz José de Aguiar Munguba nasceu no dia 04 de agosto de 1943 em Recife, Pernambuco, como o 12° filho do Pr. José Munguba Sobrinho e Amazonila de Aguiar Munguba. Passou sua infância e adolescência na Igreja Batista da Capunga, onde seu pai foi pastor por 50 anos, e estudou no Colégio Americano Batista. Aos 15 anos recebeu o chamado de Deus para ser pastor e, após terminar o 2° grau, ingressou no Seminário Batista do Norte do Brasil em Recife, onde se formou em Bacharel em Teologia, e fez Licenciatura em Filosofia na Faculdade Católica, na mesma cidade.

Em 1967, casou-se com Lebian Medrado Munguba, com a qual teve quatro filhos: Ebenézer Tomaz, Luiz Sérgio, Izabel Mirtes e Tomaz Filho.

No dia 18 de outubro de 1990, Lebian faleceu, levando-o a casar-se pela segunda vez com Sônia Alves Munguba, que era viúva na época, de quem ganhou mais dois filhos: Lucila e Tiago Munguba, formando assim uma nova família que tem atualmente seis filhos e oito netos.

Pr. Tomaz tem o privilégio de fazer parte de uma família de pastores. Neto de pastor, filho de pastor, sobrinho de pastor, irmão de pastor, pai de dois pastores, sogro de um pastor e tem 3 sobrinhos pastores.

Nos seus 46 anos de ministério pastoral, pastoreou três igrejas: A Primeira Igreja Batista de João Pessoa por 13 anos, de 1966 a 1979; a Primeira Igreja Batista de Ilhéus por 3 anos, de 1980 a 1982, e a Igreja Evangélica Batista, desde novembro de 1982, completando este ano (2018) 36 anos de ministério à frente desta Igreja.

O Pr Tomaz sempre exerceu influência e liderança no estado, tendo sido eleito várias vezes presidente da Convenção Batista Paraibana, onde hoje é o presidente de honra, e presidente da APEP, Associação dos Pastores Evangélicos da Paraíba.

O ministério do Pr. Tomaz Munguba sempre teve caráter missionário, avivalista bíblico e ênfase na família.

Foi no ministério da família o seu maior destaque. Com uma visão à frente do tempo, já no início do ministério na Igreja Evangélica, implantou o Encontro de Casais Com Cristo, que tem restaurado casamentos e famílias e resgatado muitas pessoas para Cristo, permitindo um crescimento significativo da membresia passando de um pouco mais de 200 membros para pouco mais de três mil e duzentos.

Diante desses resultados, o Pr. Tomaz decidiu junto com a liderança local, implantar o ECC em diversas igrejas evangélicas de João Pessoa, e em algumas igrejas no Nordeste brasileiro e até nos
Estados Unidos. Sempre quando questionado sobre a razão de querer espalhar esta visão, o Pr. Tomaz responde: O farol que brilha mais longe ilumina mais claro ao redor.

Olhando esses 36 anos de ministério pastoral do nosso Pastor só podemos dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor!

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: