UM APELO À SANTIFICAÇÃO

UM APELO À SANTIFICAÇÃO

“…Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus
é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo
a sua boa vontade” (Filipenses 2:12,13)

 

O que Paulo quer dizer com: “Operai a vossa salvação?”
A salvação é uma operação global de Deus na nossa vida, que envolve vários aspectos. O crente pode dizer: eu fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo.

A salvação no passado é objetiva:
É uma obra acabada de Jesus Cristo realizada na cruz. Em I Cor. 15:3-4 Paulo nos diz: Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, seguindo as escrituras.

Ela abrange vários atos de Deus, que ocorrem no ato da conversão:
– O perdão dos nossos pecados,
– A justificação,
– A regeneração
– A adoção.

      A salvação subjetiva é a do presente:
É a santificação. Difere da salvação objetiva por ser a continuação dela, a concretização de todos os ideais dela. A santificação é a operação contínua de Deus no salvo.

      A salvação no futuro é a glorificação do crente:
A salvação como dádiva chama-se regeneração; como tarefa chama-se santificação. A regeneração torna a árvore boa; a santificação torna o fruto bom. Operai a vossa salvação – na salvação objetiva o homem é passivo: ele crê e Deus faz tudo. Na santificação o homem pode e deve cooperar com Deus. É sem dúvida da salvação subjetiva que Paulo fala neste trecho, pois senão Paulo entraria em contradição consigo e com o Evangelho se afirmasse que o pecador efetua a sua própria salvação (Ef 2:8; Tito 3:5; Rm 3:20).

Paulo se dirige a pessoas já salvas – os filipenses, a quem chama de meus amados. O verbo está no presente progressivo. Paulo quer dizer: “Que continueis, ó amados filipenses, cooperando com Deus na vossa salvação, de modo que ela se evidencie pelos frutos abundantes em vossa vida cristã”.

O verbo efetuar no original, também pode significar desenvolver, explorar, expandir.

A nossa salvação é algo garantido pela graça de Deus, mas precisamos desenvolver a nossa salvação (subjetiva) Com temor e tremor: Temor = reverência; Tremor = vigilância com a carne, para que ela não tenha predominância. Temor e tremor significa encarar com seriedade a vida espiritual.

Deus opera em nós através do Espírito Santo. É muito importante darmos lugar a operação de Deus pelo Seu Espírito.

No amo de Cristo
Pr. Tomaz Munguba